segunda-feira, 18 de abril de 2011

Aprenda como tirar espinhas do rosto e como evitar espinhas novas

Para saber como acabar com as espinhas, é preciso saber como elas agem, ou melhor, a acne age.

Problema crônico de 9 entre 10 adolescentes, e em alfguns adultos, as espinhas são uma doença da pele chamada acne. A acne é causada pela secreção de sebo, causada principalmente pela grande quantidade de hormônios – por isso, afeta mais os adolescentes. O rosto, as costas, o peito e o ombro são os locais os quais aparecem as espinhas e cravos com mais frequência.

Os poros bloqueados por esse sebo se infeccionam e daí surgem bolhas cheias de pus. As pessoas coçam ou espremem essas bolhas achando que essas são as melhores formas de como tirar espinhas do rosto, o que resulta no agravamento da infecção e deixando cicatrizes ou manchas.

Conseqüências mais preocupantes do que as cicatrizes são, na verdade, as psicológicas de quem não sabe como evitar espinhas. Conforme a quantidade de espinhas no rosto, há redução da auto-estima e isolamento social. O pior é que a acne justamente aparece na adolescência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras naturalmente. Horrível quando aparece aquela no meio do nariz, ou no meio da testa…

acne

Existem muitos produtos no mercado prometendo tratamento para espinhas, muitos deles só prometem mesmo. Entretanto, uma combinação de tratamentos pode reduzir muito a gravidade da acne na maioria dos casos. Os tratamentos que são mais efetivos também são mais “fortes” e prejudiciais à saúde, como o remédio Roacutam para espinhas. Esses tipos de tratamentos para acne devem ser acompanhados de perto por um dermatologista, e com sua autorização, claro. Através de sua avaliação, podem ser indicados antibióticos, retinóides, tratamento hormonal, etc.

Se você ainda não procurou um médico e ver se necessita tomar remedio para espinhas, há a opção de utilizar tratamentos caseiros, mais especificamente um sabonete que tem mostrado ótimos resultados tanto para espinhas quanto para cravos.

Saiba como faz esfoliação da pele, uma ótima opção:

A esfoliação da pele previne o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes. No entanto, o uso deles não pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele e não ser uma forma eficiente de como acabar com as espinhas.

Já está no Brasil a Asepxia, empresa mexicana, com sua linha de lenços úmidos, gel secante, gel com base, sabonete, gel de banho, e maquiagem. Não conheci toda a linha, por isso só vou citar o que usei.

Já passei da adolescência, não preciso tanto evitar espinhas, mas ainda sofro com cravos principalmente no nariz causados pela oleosidade de minha pele. Vez por outra, tenho crises de dermatite (doença genética) no rosto. O que amenizou bastante foi esse sabonete aqui ó, adquirido em farmácia:

1013608

Sabonete Asepxia Adstringente Herbário. Ele de fato deixa a pele bem lisinha, sem oleosidade. Algumas pessoas usam um hidratante depois, por achar estranha a sensação de pele seca, mas sinceramente não vejo necessidade. Quem tem problema crônico de acne e cravos, sugiro usar o outro sabonete Asepxia, como o próprio nome diz, FORTE:

Já vi esse Sabonete Asepxia aí com outra cor, então procure por “fórmula forte” no rótulo, e não por esse azul claro.

Outro produto ótimo para limpar a pele é o adstringente da Johnson e Johnson chamado Clean & Clear, também encontrado em farmácias. Coloque-o em um algodão, e passe na pele. Cuidado pra não cair o queixo com a cor marrom que o algodão vai sair, devido à quantidade de sujeira que ele vai tirar.

adstringente-clean-and-clear

Nota ao leitor: Não recebi nenhum centavo da Asepxia ou Johnson e Johnson para fazer essa “propaganda” de com0 evitar espinhas. São produtos que me ajudaram muito e, quem sabe, possa também resolver seus problemas de pele. Esses produtos são redutores da oleosidade da pele, causando menos sebo, menos cravos, menos espinhas. Mas… cada caso é um caso, um médico sempre deve ser consultado. Quem tem disfunções hormonais pode necessitar, de fato, de um verdadeira remédio para espinhas como antibióticos. A alimentação com produtos gordurosos também fazem aumentar a oleosidade da pele. Por isso, evite-os. Aliás, a gordura deve ser evitada sempre, não só como tratamento para espinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário